top of page

PALESTRANTES

Catarina

PROFESSORA VILMA A. SARDÃO

Osteoporose na menopausa -  Mecanismo, diagnostico e formas de tratamento

Osteoporosis development during menopause - Mechanisms, diagnosis and treatment

Vilma A. Sardão é actualmente Post-Doc no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra. Como principal área de investigação científica, Vilma está interessada em fisiopatologias associadas ao envelhecimento, especialmente na biologia da menopausa e alterações fisiológicas a ela associadas, bem como em alternativas à terapia de substituição hormonal. A menopausa é uma condição inevitável que ocorre durante o envelhecimento da mulher e é um ponto de partida para muitas doenças relacionadas coma idade, tais como o aumento da incidência da doença de Alzheimer, osteoporose e problemas cardiovasculares. Os interesses científicos actuais de Vilma incluem diferentes modelos animais usados para o estudo de menopausa (ovariectomia versus falha ovárica induzida quimicamente), os riscos e os benefícios de fitoestrogénios como alternativa à terapia de substituição hormonal e no papel de fitoestrogénios na remodelação óssea e no seu efeito anti-osteoporótico.

Vilma Licenciou-se em Bioquímica pela Universidade de Coimbra em 2002 e doutorou-se pela mesma Universidade em 2008. A Vilma tem actualmente mais de 20 publicações originais em revista com peritagem prévia e mais de 80 comunicações em reuniões científicas, incluindo posters e apresentações orais. Durante o seu percurso científico a Vilma foi também galardoada com alguns prémios científicos, incluído o prémio de mérito para estudantes pela Universidade de Coimbra (2002), o prémio Aventis para investigação científica (2003) e o prémio para Pos-Doc atribuído pela Sociedade para o Coração e Metabolismo vascular (2006).

 

 

Vilma A. Sardão is currently a Pos-Doc at the Center for Neuroscience and Cell Biology (CNC), University of Coimbra.  As a main scientific area of research, Vilma is interested in the pathophysiology of aging, especially in the biology of menopause and associated alterations and alternatives to hormone replacement therapy. Menopause is an inevitable condition that occurs during women aging and is the starting point for most age-related diseases, such as increased incidence of Alzheimer's disease, osteoporosis and cardiovascular problems. Vilma’s current research interests include the differences between different in vivo models used for menopause (ovariectomy versus chemically-induced ovarian failure), the risk and benefits of phytoestrogens as an alternative for hormone replacement therapy and the role of phytoestrogens on bone remodeling and their antiosteoporetic effects. Vilma graduated in Biochemistry in the University of Coimbra in 2002 and obtained her Ph.D. in Cell Biology in 2008 at the same University. Vilma has currently more than 20 publications in international peer-reviewed journals and more than 80 communications in scientific meetings, including posters and oral presentations. She also obtained some scientific prizes, including the prize for student Merit from the University of Coimbra (2002), the Aventis Prize for Scientific Research (2003) and Graduate Student/Postdoc award, endorsed by the Society for Heart and Vascular Metabolism, 2006.

MESTRE CATARINA TEIXEIRA

The role of selected bean species of the Mediterranean diet in prevention and treatment of colorectal cancer

Centro de Investigação e de Tecnologias Agro-ambientais e Biológicas (CITAB), Departamento de Biologia, Universidade do Minho, Braga.

Licenciada em Biologia e Mestrada em Análises Laboratoriais pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Vila Real, Portugal

Desde Março de 2014 até ao momento, é estudante de Doutoramento do Programa Agrichains (UTAD, UMinho) com um projeto de tese intitulado “Diet in prevention and treatment of colorectal cancer: the role of selected bean species of the Mediterranean diet”.

Entre Março de 2011 e Janeiro de 2013 foi bolseira do projeto de  investigação (PTDC/DES/114122/2009) intitulado “Avaliação bioquímica, morfológica e funcional  do catabolismo muscular associado ao cancro da mama: o papel do exercício físico”.

Participou no projeto de investigação entre a UTAD e o Karolinska Institute (Suécia) para a avaliação do efeito terapêutico de uma poliguanidina no carcinoma papilar quimicamente induzido em ratos.

Em Julho 2010 concluiu o mestrado em Análises Laboratoriais, realizou um trabalho científico em patologia experimental, intitulado “Efeito do tratamento com um bloqueador β na lesão hepática induzida pela ligadura do conducto biliar comum em ratos” desenvolvido no Departamento de Ciências Veterinárias, CECAV, UTAD.

Em Janeiro 2009 concluiu a licenciatura em Biologia, realizou um trabalho científico na área de microbiologia intitulado “Perfil fenótipico de multirresistência a antibióticos em estirpes de Escherichia coli em peixes provenientes de águas poluídas” desenvolvido no Departamento de Ciências Veterinárias, CECAV, UTAD.

O seu trabalho de investigação resultou na autoria e coautoria de 10 artigos e onze abstracts publicados em revistas indexadas no ISI (Web of Knowledge), um prémio de melhor trabalho científico português apresentado oralmente no European Gastroenterology Week (UEGW) Stockholm, uma comunicação oral nacional e 36 comunicações por poster.

Vilma

PROFESSOR MÁRIO MANUEL SILVA LEITE SOUSA, MD, PhD

"Investigação na área da Reprodução Medicamente Assistida"

Médico e investigador português, foi um dos pioneiros da resolução da infertilidade, especialmente da infertilidade masculina, trabalhando em França com uma equipa que se dedicava ao mesmo objetivo, e acabaram por desenvolver a micro-injeção. Para além disso criou em Portugal, na Universidade do Porto, juntamento com o Professor Doutor Alberto Barros, o primeiro banco público de tecido germinal, masculino e feminino.

 

Foi responsável a nível mundial pela optimização da técnica da microinjecção intracitoplasmática de espermatozóide (ICSI), tendo descoberto o seu mecanismo que levou à aplicação generalizada da técnica para o tratamento da infertilidade masculina

 

Actualmente Mário Sousa é Professor Catedrático e Director de Serviço do Laboratório de Biologia Celular, Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto e Director Científico de Centro de Genética da Reprodução do Professor Alberto Barros.

Documentação de apoio: 

(Clique para fazer 
download)

PROFESSOR ANTÓNIO AMORIM

"Biodiversidade e Genética Forense"

Degree in Biology by the Faculty of Sciences, University of Porto (1974)

PhD in Anthropology (1983)

Full Professor since 1993

PRESENT RESEARCH ACTIVITIES
-Formal and population genetics.
-Pure and applied genetics, forensics (human and non-human; kinship and taxonomic assignment) and diagnosis of genetic diseases.

 

OTHER ACTIVITIES
Current:
-Coordinator of the GABBA (Graduate Program in Areas of Basic and Applied Biology), University of Porto (2004, 2015).
-Member of the Editorial Board of: The Scientific World Journal, Frontiers in Genetics, Open Forensic Sciences Journal
-National Contact Point of EUROFORGEN-NoE - European Forensic Genetics Network of Excellence
-Leader of the Population Genetics and Evolution Research Group at I3S/IPATIMUP
-Coordinator of the MSc Program in Forensic Genetics (FCUP).

 

Previous:
-Coordinator of the PhD Program in Biology (FCUP).
-Member of the Editorial Board of Forensic Science International (2004/2007), Investigative Genetics (2015-2016)
-President of the Portuguese Society of Human Genetics (2004)
-President of the Spanish and Portuguese Working Group of the International Society of Forensic Genetics (GHEP-ISFG)
-Member of the IPATIMUP Board of Directors

PROFESSORA ÂNGELA CUNHA

"Bactérias que degradam hidrocarbonetos: perspectivas para biorremediação de petróleo em habitats marinhos"

Diploma in Biology, University of Aveiro (1

988)
Diploma of Pedagogic Competence and Scientific Capacity (Equivalent to MSc. Diploma), University of Aveiro (1994)
PhD in Biology, University of Aveiro (2001)

PROFESSIONAL CAREER
-Undergraduate Teaching Assistant – Department of Biology, University of Aveiro (1987-1988)
-Teaching Assistant (Junior) - Department of Biology, University of Aveiro (1989-1994)

-Teaching Assistant (Senior) - Department of Biology, University of Aveiro (1994-2001)

-Assistant Professor – Department of Biology, University of Aveiro (2001-)

 

PRESENT RESEARCH ACTIVITIES ACTIVITIES
-Light-bacteria interactions:  effects of sunlight on the diversity and activity of bacterioplankton and bacterioneuston
-Photodynamic inactivation of microorganisms
-Biosurfactants application for the control of microbial biofilms
-Microbial consortia of hydrocarbons degraders and biosurfactants producers
-Bioremediation of organic pluentes
-Bacterial communities of deep ocean sediments

 

Os hidrocarbonetos de petróleo representam um dos grupos mais comuns de poluentes orgânicos em sistemas costeiros e estuarinos. São constantemente libertados, quer em resultado de atividades industriais quer por derrames acidentais. Apresentam elevada persistência no meio ambiente, toxicidade para diversos organismos e potencial de bioacumulação.

A descontaminação de habitats marinhos com impactos ambientais mínimos é atualmente, considerada imperativa e urgente. Neste contexto, o uso de microrganismos degradadores de hidrocarbonetos representa uma perspetiva promissora. A capacidade para degradar hidrocarbonetos tem vindo a ser documentada em diversas espécies de bactérias, fungos e algas. No domínio Bacteria, ocorre em diversos taxa, mas é particularmente frequente entre as α e γ-Proteobacteria. Bactérias degradadoras obrigatórias, como Cycloclasticus, também designadas como bactérias hidrocarbonoclásticas, são ubíquas no ambiente. Embora presentes em baixas concentrações nos habitats marinhos, respondem a eventos de contaminação com um aumento significativo da abundância relativa.

Em ambientes aquáticos, as bactérias degradadoras tendem a ser metabolicamente mais especializadas do que as suas homólogas terrestres. Os géneros Alcanivorax, Oleiphilus, Oleispira e Thalassolituus estão mais associados à degradação de alcanos. A degradação de hidrocarbonetos aromáticos está associada a diferentes filos, sendo mais frequente entre as Proteobacteria (classes α, β e γ), Actinobacteria, cianobactérias, Bacteroidetes e Firmicutes.

As estratégias de biorremediação in situ de ambientes marinhos envolvendo microrganismos degradadores incluem a recuperação natural monitorizada, utilizando as "capacidades de auto-depuração do microbiota natural, a bioestimulação, que passa pela ativação metabólica das comunidades microbianas autóctones e a bioaumentação, com introdução de espécies naturais ou geneticamente modificadas. Estas estratégias podem também ser aplicadas de forma combinada, como no caso da fitorremediação assistida por microrganismos.

De uma forma geral, a aplicação de microrganismos degradadores de hidrocarbonetos em biorremediação de hidrocarbonetos representa uma abordagem não-invasiva, com efeitos indesejáveis mínimos no ecossistema. No entanto, apresenta também inconvenientes que podem limitar o sucesso da sua aplicação, tal como os períodos relativamente longos de tempo envolvido no processo e incerteza dos resultados face à variabilidade das condições ambientais.

PROFESSOR FILIPE DA COSTA SILVA 

"O contributo do Centro de Recuperação de Animais Selvagens do HVUTAD (CRASHUTAD) para a biodiversidade e educação ambiental."

Centro de Recuperação de Animais Selvagens, HV, UTAD

Licenciado em Medicina Veterinária na Escola Superior de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa, em 1993.

Atualmente é docente da UTAD na UC Clínica e Cirurgia de Animais de Laboratório, Exóticos e Selvagens, Clínica e Cirurgia de Ruminantes, Clínica e Cirurgia de Equinos, Cuidados Intensivos e de Nutrição Clínica.

Integra desde 1994 o corpo clínico do Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde na qualidade de membro das direções hospitalares esteve envolvido na conceção do CRASVUTAD (Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Hospital Veterinário da UTAD).

ENGENHEIRO ARMANDO CALDAS

"Fotografia da Natureza"

bottom of page